quarta-feira, 26 de julho de 2006

Filhos de um Ministério Menor

Escreveu-me completamente agastada. Morrem os sonhos aos 15 anos .
C. frequentou este ano o 11º ano e foi uma aluna aplicada. Sonha seguir medicina e trabalha metodicamente há anos; até há duas semanas atrás, acreditava na possibilidade de concretização desses sonhos. Hoje, já não.
C. é igual a tantos outros que não viram os seus argumentos mediatizados nas páginas dos jornais, nem receberam qualquer justificação do ministério da educação.
Foram informados de um exame a físico-química a meados do ano lectivo e andaram até ao final do ano sem saber muito bem em que consistiria... afinal de contas, também lhes estava a ser leccionado um programa novo, sem qualquer rede de apoio.
As notas foram miseráveis e C., muito embora não tenha tido um nível negativo, ficou muito aquém do que lhe é exigido. Diz-me que está cansada e desmotivada, mergulhada em decepção. Baixou os braços.
Talvez tente para o ano.A diferença é que, para o ano, C. já não estará a frequentar a disciplina de Físico-química; a diferença é que enfrentará um exame de uma disciplina bienal; a diferença está em que para o ano terá que se preocupar com as disciplinas em que ainda tem que obrigatoriamente fazer exame.
C. provavelmente terá que recorrer a explicações, por forma a conseguir manter os conteúdos presentes para o exame do próximo ano. E perguntou-me a quem melhor serviu toda esta embrulhada dos exames de 11º ano...

3 comentários:

Anónimo disse...

E não haver ninguém que ponha um travão a isto! Ministério de M...!! Que nervos!
H. G.

Anónimo disse...

I like it! Good job. Go on.
»

Anónimo disse...

Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
»