segunda-feira, 6 de fevereiro de 2006

Primeira Epístola à Nefertiti:


Sim, esta singela epístola é para ti. Na verdade, venho imprimir algum fôlego à nossa guerra, povoada de inúmeras e acaloradas batalhas. É verdade. Volto à velhinha disputa entre Gregos e Romanos (não, não são Gregos e Troianos, e por cá ainda não houve nenhum Cavalo de Tróia...). Mas hoje venho munida de artilharia pesada.
No Público de hoje...

"A verdade é que tudo vem da cultura clássica. É preciso não esquecer que a ciência actual assenta na ciência grega, principalmente, e também a própria teoria política parte da antiguidade grega e depois tem acrescentos - da antiguidade romana." (O negrito é meu, como é óbvio)

Eu deixo-te respirar. Até deixo que vás até à cozinha (ou ao bar) tomar um copo de água para te recompores. Consigo até acompanhar o raciocínio; Não. Como vês, está entre aspas, e já referi que saiu no Público de 6-2-06. Não, não foi um qualquer cronista... Foi alguém que tens em grande estima.
Na verdade, algum dia isto teria que ter um fim. Esta teima absurda, que sei que manténs única e exclusivamente por birra porque pressinto que há muito me dás razão (mentalmente é certo, que não és gaija para admitir estas coisas).
Mas aqui enterro o machado, certa de que estás ferida de morte...
É que, minha querida amiga, o excerto foi roubado a uma entrevista a Maria HELENA da Rocha Pereira. E não vale ripostares que é apenas simpatia dela, por causa do nome. Sabes bem que a Professora é isenta.
Enfim, estou disposta a enterrar o machado. Também, nunca percebi a fixação quanto aos Romanos. Afinal de contas, até és egípcia...

(Relevo de uma ânfora fúnebre de terracota de Míconos.)

4 comentários:

Nefertiti disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Nefertiti disse...

Tive que apagar o comentário devido a um erro que cometi, contudo continuo a dizer que ainda é mt precipitado enterrares o machado... A isenção desta autoridade nos estudos helénicos, Helena Rocha Pereira, não é assim tão evidente... pois adoptou um nome que nem é dela... Helena é a marca de um cultura que estudou e estuda ao longo destes tempos com muita paixão! Ainda bem para nós!

Nefertiti disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
lp@wonderland disse...

Olá! Lembrei-me de ti para:

Regulamento:
"Cada bloguista participante tem de elencar cinco manias suas, hábitos muito pessoais que os diferenciem do comum dos mortais. E além de dar ao público conhecimento dessas particularidades, tem de escolher cinco outros bloguistas para entrarem, igualmente, no jogo, não se esquecendo de deixar nos respectivos blogues aviso do "recrutamento".
Ademais, cada participante deve reproduzir este "regulamento" no seu blogue."