As obsessões são deste calibre. Persigo estes senhores já há algum tempo.
terça-feira, 27 de março de 2012
segunda-feira, 26 de março de 2012
Boa Semana
Thelma & Louise for ever
Tindersticks na segunda.
Na Gulbenkian, Fernando Pessoa continua Plural como o Universo. Na 5.ª feira, Isabela e Carla Martingo estão na Ler Devagar para falar de Mulheres e Sexualidades. No próximo domingo, Serralves exibe três filmes para conhecer o Portugal salazarinho.
Tindersticks na segunda.
Na Gulbenkian, Fernando Pessoa continua Plural como o Universo. Na 5.ª feira, Isabela e Carla Martingo estão na Ler Devagar para falar de Mulheres e Sexualidades. No próximo domingo, Serralves exibe três filmes para conhecer o Portugal salazarinho.
quarta-feira, 21 de março de 2012
Um rosto para a poesia
A fechar o dia, uma das minhas poetas preferidas, Maria Teresa Horta. Porque nestas comemorações as mulheres poetas não são lembradas e ficamos todas (as outras) mais sozinhas.
INCITAÇÃO À FALA
Não é mais o espesso silêncio
que se cala
É o poema
Curto, turvo
incompleto na pele da página
que me incita à fala.
terça-feira, 20 de março de 2012
segunda-feira, 19 de março de 2012
Boa Semana
O Festival Literário da Madeira confirmou as melhores expetativas e promete regressar para o ano: com mais dias e mais escritor@s.
Esta terça, far-se-á ouvir Stravinsky, no Marquês de Pombal (para todo o país a partir da TSF), para receber a Primavera.
E, hoje, a Monstra acontece (até ao final da semana).
Na Biblioteca Nacional podem ver-se as Ordenações Manuelinas (que no original são tão hilariantes quanto adaptadas para português moderno)
Na sexta-feira, Daniel Higgs está em Guimarães - aliás, esta é a cidade onde tudo acontece (e ainda bem).
domingo, 18 de março de 2012
segunda-feira, 12 de março de 2012
Epístola de Kiara aos/às Bloggers - a preparar-me para o Festival Literário da Madeira
Caros amigos e amigas,
Há muito sem dar notícias, sabei que sou uma gata muito ocupada e com agenda preenchida. Quando não estou entretida a dormir no quarto ou a comer um snack na cozinha ou a espreguiçar ao sol na varanda, sou uma gata de escritório. Dedico-me aos computadores quando pouso as minhas delicadas pantufas no teclado para vos redigir missivas, ou a experimentar a confortável almofada da cadeira de escritório. Por vezes, folheio livros, que há aqui muitos e agora até sobre bridge, que não sei o que seja porque a maior parte está em inglês e eu sou gata bilingue: gatês falado, português escrito. Mais que isso é pedir demasiado.
Esta semana ando entusiasmada com esta coisa do Festival Literário da Madeira. Como dizem que é aberto ao público sem especificar se bípede ou quadrúpede, ando com ideias de aparecer por lá.
Já andei a ver o programa e acho que sexta-feira (16 de Março) a mesa da tarde vai ser bastante interessante:
Mesa de Debate 1: «Éramos felizes e não sabíamos - Como a troika influenciou os nosso dias»
Inês Pedrosa, José Manuel Fajardo, Patrícia Reis, Pedro Vieira, Rui Nepomuceno
Entretanto, ando por aqui a ver se leio alguma coisa, que não quero ser gata desprevenida nestas coisas da literatura e da troika. Ainda não encontrei o livro certo, mas também só vasculhei a primeira prateleira. Nada de jeito, só papel para a impressora.
Agora que penso melhor, poderá não ser mau. Penso que ainda ninguém pensou no impacto das medidas da troika no quotidiano de uma gata.
Boa Semana
(...) ao som dos Poppers [sentados] & amig@s a tocar em casa: um concerto intimista, com um Luís Raimundo ora introspectivo, ora comunicativo [em tom confessional: «de coração aberto», nas suas palavras] e, como se pode notar neste vídeo, com imenso sentido de humor. Os miúdos dos Olivais estão bem e recomendam-se.
© ElisaBetty Delgado
Também se recomenda a exposição de obras fotográficas de Susana Paiva e Rosa Reis, na Bloco 103 (até ao final da semana). A última apresenta imagens da Fundação Champalimaud (que veio destruir grande parte da Docapesca) e a primeira uma explosão de cor (a prova que o surrealismo está na nossa cabeça: «fotografei o que vi»). A Galeria promoveu duas conversas entre o público e as autoras (eventos raros neste país, que tende a obstaculizar os diálogos directos - se queremos falar com alguém, temos primeiro que passar pelo secretário do assessor, pelo chefe de gabinete, pelo ... escolham vocês).
E claro, na 5.ª feira, dia 15, começa a 2.ª edição do Festival Literário da Madeira.
E claro, na 5.ª feira, dia 15, começa a 2.ª edição do Festival Literário da Madeira.
domingo, 11 de março de 2012
Faltam quatro dias até ao início da 2.ªedição do Festival Literário da Madeira
Este ano o Festival acontece no centro da cidade, no Teatro Baltazar Dias.
Conferência inaugural: Agustina Bessa-Luís
Teatro Municipa Baltazar Dias | 18.00
A abrir, Agustina Bessa-Luís pensada por Inês Pedrosa.
quinta-feira, 8 de março de 2012
International Women's Day
Barbara Kruger Feliz Dia Internacional da Mulher diz-se no singular, não é? Afinal, somos todas (des)iguais. |
segunda-feira, 5 de março de 2012
(Muito) Boa Semana
Apesar de*
Porque uma boa música ou um bom filme têm o poder de nos fazer sorrir (infelizmente, os sorrisos não enchem barrigas)
*Clarice
Subscrever:
Mensagens (Atom)