quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Clarice ali, a olhar para mim

aTrouxe o único exemplar que havia na FNAC. Não sei se houve mais.apenas que Clarice estava lá, à minha espera, a detestar a tradução do título que fizeram. A Mulher mistério tem uma biografia cujo título português é demasiado evidente. Why This World transformou-se em Clarice Lispector - Uma Vida. Mau presságio?


Sou invadida pela mesquinhez. Invejo o autor, que tem a minha idade e que se dedicou a esta obra monumental (refiro-me ao volume e às leituras documentadas, que sobre o conteúdo ainda nada posso acrescentar). Folheio o livro a invejar uma paixão idêntica, mas que foi muito mais longe que a minha. Pobre de mim, SÓ leitora.

6 comentários:

Anónimo disse...

Também li alguns excertos dessa biografia na revista "Visão". Confesso que até gostei. Uma vida muito amargurada, no entanto, ficou uma dela uma obra muito apreciada e adorada. Uma eleita. É obra!
Helena

Anónimo disse...

compreendo-te perfeitamente. mas não o invejo. acho-o sobranceiro e pouco humilde perante aquela que seria Clarice. e ele tem consciência de que foi longe demais em algumas coisas, pelas entrevistas que tem dado. entrevistas essas que, infelizmente, falam mais dele do que de Clarice.
a propósito do título... mil vezes o título da edição brasileira: "Clarice,", isto sim, um título que faz juz a uma biografia de alguém como ela. e fica tanto por dizer... apenas que estou um pouco triste com esta biografia que podia ter-se revelado um hino ao amor por Clarice. mas também sou tão pouco imparcial, nestas coisas do amor.

sara

Woman Once a Bird disse...

Sim, Helena, a Clarice é uma eleita e a verdade é que não precisa de uma biografia para ser maior.
Sara:
Não li quase nada sobre ele, a não ser a Visão. Daí que parta para a leitura apenas munida do meu gosto por Clarice. Veremos. E tens razão, o título em português do Brasil está muito bom. Não me repugna também o título original, que me parece ser uma questão clariceana (se assim se puder dizer). Tenho que começar.

Anónimo disse...

é apenas mais uma biografia, provavelmente outras mais virão sobre a autora. Vem acrescentar apenas o orçamento de quem a escreveu. Lê quem quer e a crítica virá certamente.
Considero as biografias potenciais curiosidades.
Ninguém pensa que por alguém ter uma biografia é "maior". Há muito que excertos da obra da autora constam nos manuais de Português do Secundário e são objecto de análise nas aulas.
Clarice não é uma recente descoberta, há muito que lhe é dado o devido mérito.
Portanto, a recente biografia não vem acrescentar nada. a obra fala por si.
sob o meu ponto de vista, a pessoa poderá até ter uma vida pouco interessante e não é por isso que eu vou desvalorizar o seu trabalho intelectual. Eu, pessoalmente, tento sempre fazer a distinção.
Helena

Woman Once a Bird disse...

Plenamente de acordo. Daí a minha surpresa perante afirmações como as que li: que esta biografia iria ter o condão de internacionalizar Clarice. Desculpem? A biografia escrita por outrem é um melhor cartão de visita que a obra propriamente dita?

Marta disse...

comecei a ler no sábado passado, minha querida WOB :)
e subscrevo-te, mais uma vez, a alma, sim.
bjo