domingo, 16 de maio de 2010

Eu sei que sim, mas há um pormenor que me incomoda*

Eu sei que concordas, mas o texto do Miguel só tem um pequeno problema: parte do pressuposto de que é válida a adivinhação da posição da esquerda serôdia perante uma suposta tolerância (que nunca aconteceu**) face à visita do, por exemplo, Dalai Lama (que já cá esteve). Ora, parece-me que estruturar toda uma concepção do carácter desinformado** da tal esquerda a partir de uma suposição sobre algo que não aconteceu mas que o autor julga que seria assim se acontecesse, não será propriamente um verdadeiro conhecimento de causa, passível de ser verificado. E a importância da verificação nestas coisas é uma porra.

* mas não muito, porque já sabes que estas coisas essencialmente divertem-me.
**Lá está: isto é um facto, portanto, passível de verificação.
***seria uma maçada reproduzir aqui tudo o que o Miguel escreveu para chamar os opositores de ignorantes.

9 comentários:

Sancho Gomes disse...

duas palavras para ti: Xanana Gusmão!

Sancho Gomes disse...

mas no essencial, o Miguel tem razão: a esquerda portuguesa é serôdia!
já o escrevi: só o facto da maior parte das instituições de solidariedade social em Portugal estarem ligadas à Igreja, obriga ao Estado a tratar o Papa com muita deferêcia. Porque afinal, a Igreja está a substtuir o Estado laico naquelas que deveriam ser as suas funções.
E por muito que queiras, ele nem é um chefe de Estado qualquer, nem é um líder religioso qualquer. estado laico é o estado que respeita as religiões e se relaciona com elas de igual forma, na devida proporção. não é um estado que promove o ateísmo como pretendem alguns, sob a capa de defensores da laicidade do Estado!
PS - reviste-te na esquerda serôdia?

Sancho Gomes disse...

porque conheço-te e sei que és bem mais do que aquilo que, por vezes, escreves, liberto-te, desde já, dessa categoria!
Vês a generosidade dos cristãos?

Woman Once a Bird disse...

Deliciada com a deferência, mas segundo os padrões cristãos - os teus e do Miguel - sou mesmo serôdia, porque acredito que este tratamento foi desproporcional para um Estado que se diz laico.

Dez palavras para ti: tivemos tolerância de ponto aquando da vinda do Xanana Gusmão?

Woman Once a Bird disse...

Sobre o facto de a maioria das instituições de solidariedade portuguesa estarem ligadas à Igreja não me posso pronunciar, porque não conheço os dados. Em contrapartida, sei que o Estado contribuiu e contribui para a edificação de templos católicos. Lá está a laicidade em pleno funcionamento.
Um tratamento mais comedido não promove o ateísmo, como queres fazer crer. Também eu acredito que a tua consciência cristã não acredita nisto. É apenas uma força de expressão, não é?

PS - Na esquerda não me revi. Tive mais afinidades com o serôdia.

Mas se queres que te diga, o texto do Miguel enferma daquilo que acusa: falta de seriedade (lá está a verificação). Porque eu também me posso lembrar de fazer futurologia para "fundamentar" a minha tese.
Mas não é a futurologia (à excepção dos segredos de Fátima) contrária à ideologia cristã?

rps disse...

Por acaso, sou contra tolerancias de ponto. Mas decerto por razões diferentes das de Miss WOAB.
Eu não as teria dado, mas não me choca.
Em todo o caso, julgo que não haveria tantos interessados em saudar o patusco Dalai Lama. O sisudo Ratzinger tem mais audiência.

Sancho Gomes disse...

a tolerância de ponto do dia 13 pode ter sido excessiva. as outras eram necessárias.
quanto ao xanana, deixo-te 35 palavras: não-é-deferência-suficiente-fechar-uma-rua-e-foram-fechadas-dezenas-para-um-líder-partidário-de-um-país-minúsculo-e-que-ainda-por-cima-atacou-militares-portugueses-já-o-país-havia-anunciado-o-fim-das-hostilidades?

Woman Once a Bird disse...

Fraquinha, a comparação. Esperava mais de ti, Sancho.

Sancho Gomes disse...

quem dá o que tem...