quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Let's look at the traila...

Pois é, pois é, parece que isto das listas e classificações está na moda!!! Para não dizerem que nunca participo por estas bandas cá vai a minha classificação, pensada e ponderada, e que, helás!, me deixa insatisfeito e com a sensação que daqui a uma semana já será completamente diferente. Os filmes que aqui apresento são aqueles que, de algum modo, num ou noutro momento da minha vida, me marcaram ou nos quais penso às vezes a partir do nada. De modo a obter uma boa classificação estabeleci algumas regras: primeiro, escolher apenas um filme por realizador; segundo, seleccionar pelo menos um filme português (sim, cá também se fazem dessas coisas); por último, se possível, não repetir os filmes já nomeados. Já agora a odem apresentada é aleatória. Bem, e sem mais demoras, the winner are... 1. 2001, Odisseia no Espaço - Stanley Kubrick* 2. O meu tio - Jacques Tati 3. In the mood for love (Disponível para Amar) - Wong Kar-Wai** 4. Taxi Driver - Martin Scorcese 5. O gosto dos outros - Agnés Jaoui 6. Transe - Teresa Villaverde*** 7. De tanto bater o meu coração parou - Jacques Audiard 8. Match Point- Woody Allen 9. Belleville Rendez-Vous - Sylvain Chomet 10. Os Idiotas - Lars Von Trier * Uma boa hipótese do mesmo realizador seria "A Laranja mecânica" ** Menos conhecido, mas muito forte, temos o "Happy Together" (Felizes Juntos) *** Outros filmes portugueses de que gostei: "Ganhar a vida" - João Canijo; "O Delfim" - Fernando Lopes Dos filmes que foram apresentados nas outras listas, e que poderiam sem qualquer dificuldade ser escolhidos para a minha, nomearia o "Fight Club", "O Ódio", o "Underground" e o delicioso "Luna Papa". Já agora, uma pequena dúvida que me ficou ao ver as restantes listas: será que as minhas patrícias não gostam de filmes realizados por mulheres (tirando o filme da Sofia Coppola...)? Penso que agora só me resta aproveitar as sugestões e ver os filmes de que falam e não conheço.

15 comentários:

Woman Once a Bird disse...

Muitos da tua lista não conheço, infelizmente. Tenho que me actualizar, é o que é.
Como muito bem disseste (e eu também, que me lembre) estas listas pecam por defeito. Como tal, não excluo (e certamente a Ceridwen e a Nefertiti, mulheres realizadoras. Simplesmente, tentei incluir aqueles que mais me marcaram. Não estão todos, como é óbvio. Ainda que não tenha contemplado mulheres atrás da câmara, contemplei muitas à frente: Nicole Kidman soberba no Dogville e nas Horas, muito bem acompanhada por Meryl Streep e Julianne Moore, Gloria Swanson magnífica no Sunset Boulevard, Audrey Tautou no Fabuloso Destino de Amelie, Solveigh Dommartin delicadíssima em As Asas do Desejo, Scarlett Johansson muito diferente do usual no Rapariga com Brinco de Pérola, Moira Shearer etérea nos Sapatos Vermelhos, Vivien Leigh deliciosamente caprichosa em E Tudo o Vento Levou. Todas com personagens muito poderosas. Femininas. E istas, também. ;)

Bayushiseni disse...

Acho que há aqui um bocado de batotice nos asteriscos. De qualquer modo, uma lista de mil e um filmes não seria suficiente...

Woman Once a Bird disse...

Tenha a certeza, caro Talisca. Mr Lekker é assim, um mãos largas, principalmente quando se trata de astericos. Mas verdade seja dita que tanto eu como Ceridwen excedemos a lista. Em rigor, só Nefertiti cumpriu escrupulosamente as regras.

Anónimo disse...

esqueci-me do "2001, Odisseia no Espaço"
sim, concordo com a woman, pode não haver muitas mulheres atrás das câmaras, mas à frente é uma verdadeira chuva de estrelas :))

Maria Viene disse...

De tanto trabalhar... não fui ver o de tanto bater o meu coração parou!
Um querido amigo disse-me, vai ver, tens de ir ver. Telefonou, vai ver, Maria, vai ver, sai esta semana...sai amanhã. Saiu.
E eu não o vi no cinema.
Vou prócurá-lo em DVD. E é já amanhã!

Anónimo disse...

duas palavras relativas a wong kar wai.
mnham mnham.
bem, tecnicamente é apenas uma palavra, mas finjamos. POR FAVOR FINJAMOS!

Woman Once a Bird disse...

Por tão nobre causa, fingimos. ;)

Ceridwen disse...

Mr. Lekker... o senhor é co-responsável por mais um acesso de consumismo meu... o Belleville Rendez-vous prepara-se para me regalar os sentidos :)! Obrigada!

Ceridwen disse...

Mr. Lekker... o senhor é co-responsável por mais um acesso de consumismo meu... o Belleville Rendez-vous prepara-se para me regalar os sentidos :)! Obrigada!

Woman Once a Bird disse...

Nem mais. Acabei de chegar com o pack da Fnac: In The Mood For Love e 2049 a 14.90. Devo-o também a Maria Viene. A VER vamos.

Mr. Lekker disse...

N�o t�m nada que agradecer meninas! Que fa�am bom proveito. N�o se esque�am � de deixar as vossas opini�es por c� depois de os verem. Quanto ao "2046" confesso que me desiludiu um pouco...

Woman Once a Bird disse...

Percebo-te. Vi-os de uma assentada. Preciso rever. Mas quanto ao 2046, acho que teve um bom começo, mas perdeu-se algures. Amei o Disponível Para Amar. AMEI!

Ceridwen disse...

E o Magnolia? Como me fui esquecer do Magnolia?

feniana disse...

os filmes estão em todo lado :)

dou conta, agora.

bela lista...

Anónimo disse...

Sempre boas sugestões. É caso para dizer que só uma mente brilhante recomenda esta listagem. Porque será? :)-