quinta-feira, 23 de março de 2006

O Perfume



Ainda sobre o exame de filosofia... subjaz uma consequência que poderá ser fatal à disciplina. A partir do presente ano (e relativamente ao novo plano de estudos, ou seja, aos alunos que terminam este ano o 11º ano), os alunos que quiserem ingressar nas Universidades com o exame de Filosofia, fazem-no já no 11º ano. Esclareço: se até aqui, o plano de estudos previa que o aluno fizesse a disciplina bienal de Introdução à Filosofia e depois, se quisesse candidatar-se a determinados cursos, faria o exame de Filosofia (correspondente ao conteúdo da disciplina de 12º ano - disciplina de opção), a partir do presente ano, o aluno fará, para ingresso na universidade, exame à disciplina de Filosofia de 10º e 11º ano (disciplina bienal). Assim, filosofia no 12º ano só a título de - e esta nomenclatura foi atribuída por um colega - perfume do currículo!

6 comentários:

Anónimo disse...

Senhora ex-pássaro
Aquilo que gosta de lhe dizer não tem nada a ver com este post, embora partilhe das suas preocupações pois cada vez mais a reduzem a um acessório (não sei se esta é a melhor expressão mas não me queria alongar demasiado), mas com aquilo que lhe escrevi no blogcafe e que tem a ver com os novos programas de filosofia. Se não for muito incómodo é possível resumir-me os conteúdos? De qualquer forma, eu já fui professor de filosofia e encontro-me agora, meia dúzia de anos, afastado da leccionação da disciplina mas sempre preocupado com o seu ensino.
Agradecendo a sua atenção
Z

rps disse...

Mal não cheira... :-)

Anónimo disse...

parece-me uma perfeita estupidez.

Woman Once a Bird disse...

Caro Senhor Z: Enviar-lhe-ei com todo o gosto. Simplesmente, tem que me dizer para onde; envio-lhe o que me foi dado na Acção de formação a que assisti e que diz respeito também às orientações para o exame.
fico à espera. Pode enviar-me o contacto para o mail que é: womanonceabird@gmail.com

Nefertiti disse...

Já imaginaste um perfume com esse nome: " o meu perfume é o Currículo" ou "tu cheiras a currículo" ou "cheira-me a currículo"...

Woman Once a Bird disse...

A mim cheira-me mais a esturro! ;)