quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Un intero popolo che paga il pizzo è um popolo senza dignità

Uma das memórias de infância que mantenho dizem respeito a uma série italiana muito popular em Portugal: O Polvo (La Piovra). À altura, pudemos acompanhar os meandros da atuação da máfia italiana (ainda que a partir de um relato ficcionado), as suas relações estreitíssimas com o poder e a dificuldade em travar uma organização violentíssima que subjuga um povo (a máfia não atua apenas a sul, nem apenas na Sicília). 
Nas férias, um caro amigo que nos acolheu voltou a falar-nos deste flagelo. E foi ele que nos falou de Addiopizzo*, uma organização que a partir do centro de atuação da máfia italiana, Palermo, recupera um pouco da dignidade de um povo subjugado pelo terror e habituado a ter que pagar para poder viver normalmente.


Sob o lema pago a quem não paga, Addiopizzo é um movimento de resistência que ao longo dos anos tem vindo a ganhar força e aderentes e merece ser apoiado além fronteiras. Apela para um consumo crítico: que as pessoas frequentem e comprem apenas nos estabelecimentos que se recusam a pagar o pizzo - ou que denunciam as tentativas de extorsão.


* Pizzo diz respeito ao pagamento que os/as comerciantes fazem à máfia a fim de poderem manter os seus estabelecimentos sem problemas de maior.

Sem comentários: