terça-feira, 7 de abril de 2009

"Os pássaros"



O barulho e a agitação empurram-me para a biblioteca.
Sempre que vou para uma escola, trato logo de ver como é a biblioteca. É o espaço sagrado, de culto, onde pratico rituais fundamentais como o descanso, a liberdade e o crescimento individual.
Exausta e com a urgente necessidade de me encontrar, entro na “capela”, sussurro “boa tarde”, sento-me num cantinho, cruzo os abraços e, enquanto espero pelo toque da campainha, absorvo-me em mim.
O momento idílico foi, num certo dia, interrompido por duas crianças que se dirigiram apressadamente para o canto onde, serenamente, eu “vegetava”. Para mostrar a minha indisponibilidade, lancei-lhes previamente uns maus-olhados, mas pouco adiantou, eram muito obstinados e lá invadiram o meu espaço. Os dois rapazinhos lutaram pela mesma cadeira e, depois de decidirem dividir o mesmo poiso, pediram-me palavras que rimassem com PÁSSAROS.
- Vá lá, professora, diga-me palavras que rimem com pássaros! – dizia um enquanto tapava a boca do outro.
- Pássaros… pássaros… - agonizava eu.
- Diga! É para um poema sobre a primavera! – dizia o outro que simultaneamente tentava soltar-se das garras do outro.
- Pássaros… passos… não! Aros.. assados… churrascos? Desculpem, estava a brincar! Ó meninos, façam antes com "os pardais" que vão para os beirais; ou com "as andorinhas" que nunca andam sozinhas, devem ter medo, coitadinhas; ou com "os passarinhos" que fazem ninhos; ou com "as cegonhas "que trazem os meninos nas fronhas; ou com… Sei lá! Ou façam rimas soltas ou brancas, os versos não têm que necessariamente rimar! Agora com pássaros!? Sinceramente... não sei! – desesperada, tentava convencê-los.
- AH! Já sei! Ouça: “ Chegou a primavera,/ Cheios de alegria,/ Os pássaros comemoram,/ E cantam as suas mais belas melodias/ (…)”- pronunciou a criança vitoriosa.
- Excelente! E vamo-nos já embora! – finalizei, pois versos com “os pássaros” já me causavam náuseas.
Depois deste episódio, passaram três anos, a dita questão ainda hoje sobrevoa a minha cabeça e gorjeia: “ Palavras que rimam com pássaros?”

3 comentários:

Marta disse...

olha...também não me ocorrem...
rio para aqui sózinha, à tua conta!
...está delicioso este teu post, menina nefertiti :)

beijo, linda

K disse...

Ácaros!

Gawain disse...

de facto este post, tem a capacidade de nos fazer ficar bem dispostos.