sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Complexo? Não...complicado ou combinado...

A julgar pelos critérios de recrutamento de algumas empresas, em breve poderemos substituir o trabalho das universidades por um treino intensivo de páginas de 'quebra-cabeças'. Para quê queimar a pestana se, para qualquer empresazeca, se tem que mostrar que se consegue pôr o quadradinho no sítio certo? Que importa a linguística se o que interessa é saber que o correspondente de 'destinatário' é, segundo os critérios (estáticos) de correcção: 'beneficiário'? As teorias psicológicas de 5.ª categoria de avaliação de personalidade, atenção, concentração, cálculo mental, raciocínio são medidas nas folhas de quebra-cabeças de uma qualquer empresa de recrutamento.
Perceber uma teoria económica? Mostrar que se consegue elaborar uma frase? Qual quê? O importante é perceber o bonequinho e entrar directamente na cabeça de quem elaborou o testezinho. É assim que se passa de analfabeto funcional a apto para colaborar numa graaaannnnnnnde empresa.
E já agora... aceitam-se sugestões: para complexo (sem qualquer contexto adicional), escolheriam complicado ou combinado? Só uma estaria correcta (segundo os critérios de correcção dos referidos psicólogos). Há paciência?

3 comentários:

r disse...

Complexo será combinado, se nos pautarmos pela designada Teoria da Compexidade.

Complexo será complicado, se nos pautarmos pelo designado senso comum.

Psicanalíticamente, melhor não complicar...

Não!, não há paciência.

P.S.: Sendo que, provavelmente, seriam uns modistas de psicólogos, escolheria combinado.

cuscavel disse...

É, realmente, incrível como se vergam à "magia" dos testes. Então quando o teste "mede QI"... é vê-los/as a esfregar as mãos. Mas que têm a sua utilidade, lá isso têm. A chave está não na exclusividade, mas em combinar várias fontes de informação. ;)

Táxi Pluvioso disse...

Para dançar ou maybe not...