Esse aluno ou é um génio ou é um estúpido. A escola nunca está preparada para distinguir um génio de um estúpido.
Este post fez-me lembrar a redacção de um outro aluno genial ou estúpido que, a propósito da descoberta da América por Cristóvão Colombo escreveu: "Quando Cristóvão Colombo chegou à América, os índios correram nus pela praia, gritando: fomos descobertos!"
Como estes dois exemplos ilustram perfeitamente, a genialidade consiste quase sempre em encarar uma questão comum (o que é a saudade?) de um ponto de vista incomum (Saudade como nome de mulher). O problema é que a estupidez também.
O Sr. percebe da natureza humana! Pois era aí onde eu queria chegar. (Consegue ler sempre as entrelinhas. Credo!) Este aluno (com necessidades educativas especiais) teve muitas negativas, inclusive a Língua Portuguesa... Contudo, sem corresponder às exigências dos programas, acho que o aluno consegue ser muito criativo. Mas a escola não o motiva. Creio que vá desistir...
Sabes, agora também fez-me lembrar um aluno que, a propósito das cheias do Rio Nilo, escreveu: "Nessa altura vão para lá muitos crocodilos que, ao encher o rio, as águas saem e fertilizam as terras."
3 comentários:
Definição perfeita.
:)
Esse aluno ou é um génio ou é um estúpido. A escola nunca está preparada para distinguir um génio de um estúpido.
Este post fez-me lembrar a redacção de um outro aluno genial ou estúpido que, a propósito da descoberta da América por Cristóvão Colombo escreveu:
"Quando Cristóvão Colombo chegou à América, os índios correram nus pela praia, gritando: fomos descobertos!"
Como estes dois exemplos ilustram perfeitamente, a genialidade consiste quase sempre em encarar uma questão comum (o que é a saudade?) de um ponto de vista incomum (Saudade como nome de mulher). O problema é que a estupidez também.
O Sr. percebe da natureza humana! Pois era aí onde eu queria chegar. (Consegue ler sempre as entrelinhas. Credo!)
Este aluno (com necessidades educativas especiais) teve muitas negativas, inclusive a Língua Portuguesa... Contudo, sem corresponder às exigências dos programas, acho que o aluno consegue ser muito criativo. Mas a escola não o motiva. Creio que vá desistir...
Sabes, agora também fez-me lembrar um aluno que, a propósito das cheias do Rio Nilo, escreveu:
"Nessa altura vão para lá muitos crocodilos que, ao encher o rio, as águas saem e fertilizam as terras."
Amor: masculino
ódio: masculino.
Problema: masculino.
Solução: feminino.
paz: feminino.
conflito: masculino.
...
E, no entanto, são "pró menino e prá menina!".
A língua é um ser andrógino : ))
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