domingo, 6 de agosto de 2006

Lullaby de Domingo

Nada para fazer em tarde de domingo? Aluga-se um filme e nada de pipocas, que certos filmes só de estômago vazio, para aguentar bem o murro.
Não propriamente pela música, mas porque acabei de ver "Hotel Ruanda". E dá que pensar, quando uma das personagens do filme (capacete azul) diz para o protagonista qualquer coisa como: No Ocidente ninguém quer saber, porque tu nem negro és. Tu és Africano.
É, nós no Ocidente só somos paladinos dos Direitos Humanos se os mesmos quiserem dizer direitos económicos.

5 comentários:

his_tory disse...

Vou ser um pouco polémico, mas acho que os Direitos Humanos e a Democracia são criações europeias, exportadas para outros continentes. Por isso, só se conseguem afirmar verdadeiramente em estados em que a presença histórica europeia foi/é significativa. A imposição da Democracia pela força (das armas/sanções económicas) não resulta. Só a educação dos povos e a transmissão de valores da Revolução Francesa podem alterar o statu quo. Tudo o resto não passa de um grande anacronismo... ou até de um sentimento se superioridade da Civilização Ocidental.

salomé disse...

Totalmente de acordo quanto ao filme ser um autêntico murro no estômago!

Woman Once a Bird disse...

Mas não se transmitem valores (válidos)... chupa(ou)-se até ao tutano, deixam-se os ossos e esperamos que se amanhem... enquanto de lá saímos de barriga bem cheia.
Direitos Humanos? Um mito que criamos para certos humanos e certos países. É a célebre frase do Orwell... Todos os animais são iguais, mas uns são mais iguais que os outros.

Sancho Gomes disse...

Independentemente de alguns valores estarem situados geografica-histórica-culturalmente, os "achievments" civilizacionais devem ser partilhados. E é dessa falta de partilha que se fala no Hotel Ruanda (não me parece que o director do hotel - falha-me o nome - estivesse com dificuldades em compreender mesmo alguns dos mais elaborados direitos humanos, quanto mais os elementares.

Woman Once a Bird disse...

Quando muito, tinham os países ocidentais dificuldades em compreender os mais elementares direitos humanos. Quando se evacuam só ocidentais... está tudo dito.