sexta-feira, 26 de maio de 2006

Eu também VOU...


(Salomé con la teste del Battista, Caravaggio)



Eu também VOU…

In locus Cine Café, Latin e eu, lemos o teu post… WOAB. Depois, em jeito de duas velhas amigas, cujo silêncio não incomoda e que não tem que ser interrompido, retomámos aos nossos afazeres. Ela com as suas matemáticas e eu com as minhas divagações supérfluas. Actualmente, padeço de Estupidez Galopante, diagnosticada pelos amigos e família (só a eles é que permito tais observações!). Mas é passageira!
Entretanto, ao som da música Knocking on Heaven´s Doors interpretada pela voz esganiçada de Axl Rose que em tempos foi um dos meus ídolos, ia lendo algumas passagens d’ Os Maias… O João da Ega, autor das Memórias de Um Átomo ou da inacabada obra Lodaçal, é uma personagem excessivamente intensa e fenomenal! Defende com unhas e dentes o naturalismo na arte; entra facilmente em colisão com certas personagens e situações; sempre provocador, o Mefistófeles! É sem dúvida aquele que mais me prende a atenção… Contudo, na intriga principal, ou seja, a relação incestuosa de Carlos e Maria, existem partes (as descritivas) que eu gosto particularmente. Eça de Queirós coloriu realidades de uma forma inaudita, muito absorvente. E aqui fica um cheirinho: “ Mas Maria Eduarda não gostou destes amarelos excessivos. Depois impressionou-se, ao reparar num painel antigo, defumado, ressaltando em negro do fundo de todo aquele oiro - onde apenas se distinguia uma cabeça degolada, lívida, gelada no seu sangue, dentro de um prato de cobre. E para maior excentricidade, a um canto, de cima de uma coruja de carvalho, uma enorme coruja empalhada fixava no leito de amor, com um ar de meditação sinistra, os seus dois olhos redondos agoirentos… Maria Eduarda achava impossível ter ali sonhos suaves.”
E tudo para dizer que também me VOU por uns tempos! Vou para a Beira! Longe de exames! Au revoir!
A teu pedido, cheguei-me ao teclado! Boa época de exames!

8 comentários:

r disse...

OH....Oh...parou. Onde é que a menina pensa que vai? Mas que novidades são estas?
Não há despedidas, não me consultam...isto não pode ser.
Olhe, vá aí à casa do lado e mande por msn o cabo do portátil. Sou mm burra n´´e?!
Se é verdade o que os seus amigos lhe disseram, continue assim. O post está um mimo e a pintura escolhida por demais...tb ando com vontade.

r disse...

Menina Nefertiti, voltei para lhe dizer que essa Maria Eduarda, não sabe nada da vida. Os sonhos, estão dentro de nós. O lugar onde nos encontramos é irrelevante.

Woman Once a Bird disse...

Valha-me a Deusa, que por essas bandas anda tudo inspirado!

Anónimo disse...

Meninas, já tenho cabo. Veio lá de cima, passou pela Beira. ainda bem, que não ficou por lá.

Woman Once a Bird disse...

Eu já não sei é por que bandas andam Vªs Exas! A julgar-vos quietinhas com o pé na água e afinal...

Nefertiti disse...

O Pé na Água... ogora passa a ser o nosso sítio de eleição!!

Anónimo disse...

Pé na Água não. faz vento e não tem net.

rps disse...

Se tiver que leger um livro é "Os Maias". Mas, d'"Os Maias", o menos interessante acaba por ser o amor Carlos/Maria Edurada.