domingo, 25 de dezembro de 2005

Excesso de Luz provoca a Cegueira

Desde já quero agradecer o convite feito pela minha amiga Woman Once a Bird e pedir desculpas por este meu prolongado e condicionado silêncio, mas o meu protesto anti-natalício tem-me dado que fazer...
Pensei este ano simplesmente gozar férias, sem ter que me preocupar com absolutamente nada (carpe diem e carpe noctem). Mas quando regressei à minha terriola, depois de uma temporada de árduo trabalho, alguém já me esperava para fazer o "pinheirinho". Cedi, mas com a condição de me servir desse "adorno natalício" para tapar uma parede lá de casa que não gosto.
As prendas! Que enervante ! Enfim... cedi novamente por motivos familiares, sociais,culturais... (sim porque isto de querer mudar mentalidades não é fácil, leva muito tempo!!). Comprei coisas em série, igual para todos, poupei tempo e dinheiro e, se calhar, ganhei algumas inimizades! (Nos aniversários recompensá-los-ei).
Também nesta época dá-se um fenómeno brilhante e muito curioso!! Há pes
soas que "regressam" sob forma de mensagem de telemóvel, tipo D. Sebastião num dia de nevoeiro ou então como o Romeiro que se viu obrigado a responder à fatalística pergunta "Quem és tu romeiro?".
O panorama televisivo é do pior! Há filmes que só de ouvir o título causam-me náuseas. A publicidade ainda me cria alguma expectativa... mas não gosto à mesma do Natal!
Depois, ainda a nível televisivo, temos uns senhores que querem chegar a Belém e ainda não sei qual é a brilhante estrela que seguem... até é provável que sigam estrelas diferentes, pois não há consenso entre os candidatos! Só sei que tem sido uma viagem monótona e saturante!
Um dia irei também ter a brilhante ideia de me candidatar a Belém, mas até lá terei que esperar muito tempo, pois sou muito jovem (dado importantíssimo cara Woman Once a Bird que duvida sempre da minha jovialidade).
Depois deste protesto retomei algumas ideias e pensei então quebrar o silêncio da minha Nefertiti. O sopro de alguém muito especial causou um efeito animístico e nem os comentários contundentes ou contestatários ou explicítos protestos irão aniquilar uma voz.
Nefertiti foi realmente uma mulher emancipada e de muito relevo na sua época. Ousou enfrentar uma sociedade profundamente politeísta para, conjuntamente com o seu marido, faraó Akchenaton, criar uma nova religião monoteísta, devota ao deus sol, Aton.
Contudo, em relação a essa brilhante personagem histórica, posso referir que tenho apenas dois aspectos semelhantes, sendo estes: viver numa terra onde avisto muita areia brilhante e fina e usar dois brincos na orelha esquerda (pormenores/futilidades da História que sempre me despertaram muita atenção).
E a propósito de brilhos, devo dizer que o título é um provérbio árabe logo nada tem a ver com o Natal.

12 comentários:

Anónimo disse...

Vá lá que neste Natal não dei pela Musica no Coração...

Woman Once a Bird disse...

Ora muito bem, Nefertiti, que já julgava que tinhas ficado sem pio! E não, não me convences da tua jovialidade... comparativamente com a minha, ganho-te ao ano!

Woman Once a Bird disse...

E sim, tens razão. Números saídos do nevoeiro e sem assinatura... deve ser o espírito natalício.

Anónimo disse...

agora espero acertar no coment..
"A luz é especialmente apreciada após a escuridão"

Woman Once a Bird disse...

Bem vinda, PROSATHANOS.

Anónimo disse...

hummm apenas um reparo a fazer ao teu comentário de boas vindas... é mais bem vindO... :)

Woman Once a Bird disse...

Então, estava mesmo enganada. Julgava-te outro(a). Manda-me um e-mail, porque agora estou corroída de curiosidade...

Anónimo disse...

visto não saber qual o teu mail.. aqui fica uma pequena pista de onde sou. Latitude: 33.05 Longitude: -16.32

Woman Once a Bird disse...

Se não tenho o teu mail, como te falei do blog?

Anónimo disse...

pois.... eu não disse que tinhas sido tu.. disse que me tinha sido indicado pela "conspiradora" há uma teoria que diz que nefertiti idealizou a morte de akenaton

Woman Once a Bird disse...

Ok. Então da parte das duas... bem vindo.

Anónimo disse...

obrigado