quinta-feira, 14 de julho de 2011

Get It On

No passeio marítimo de Algés (dia 8 de Julho), apenas uma desculpa era possível: Grinderman. Num palco dito secundário, ignorando os dramas adolescentes dos/das miúdos/as que suspiravam por uma grua que lhes trouxesse os ídolos do seu contentamento, a quadrilha inicia o concerto pontualmente.
Sem gruas, porque não precisam de artifícios para se elevarem, os Grinderman deram o grande concerto da noite -  não vi os outros, mas acredito em quem o afirma. Afinal de contas, eu não estava ali para mais nada (já o Jools esperava também por Thievery Corporation).
Nunca vi Nick Cave And The Bad Seeds ao vivo, mas não cometeria a ingenuidade de achar que seriam parecidos. Grinderman poderá ser the dark side of the moon destes putos de meia-idade. São viscerais, sem quaisquer laivos de questionamento sobre a existência de Deus ou de crença no amor que acabou ou vai iniciar.  Com Grinderman, não existem quaisquer filtros: é a libido à solta, sem qualquer mecanismo de defesa. Perante isto, Grinderman nunca poderiam estar em palco como Nick Cave And The Bad Seeds*. A distorção das guitarras e as líricas desenfreadas não o permitem (para não invocar tudo o resto...).

*(mesmo quando estamos perante líricas menos consensuais)


2 comentários:

NYX(des)VELADA disse...

Woman Once a Bird,
Em tom de desabafo, porque Nick Cave and Bad Seeds são (in)contornáveis; as últimas associações das quais "tenho (ainda) memória": The Afghan Wighs; 16 Horsepower; The Cramps...
"Sabemos" antemão que "uma" comparação é "sempre" injusta… (De qualquer modo, e atentando a uma certa resistência singular por esses "festivais de verão", não poderei deixar de atentar ao facto de que os Grinderman são um projecto ambicionado pelo Nick…).
Atenciosamente, Nyx.

Woman Once a Bird disse...

Muito querida NYX(des)VELADA:
Pela primeira vez frequentei um festival de Verão - e de fugida. Nick Cave é um imperativo ao qual não podia fugir.
Não conheço The Afghan Wighs, mas aproveitarei a referência para emprestar o ouvido. Muito obrigada.
Um grande abraço,
E.