No passeio marítimo de Algés (dia 8 de Julho), apenas uma desculpa era possível: Grinderman. Num palco dito secundário, ignorando os dramas adolescentes dos/das miúdos/as que suspiravam por uma grua que lhes trouxesse os ídolos do seu contentamento, a quadrilha inicia o concerto pontualmente.
Sem gruas, porque não precisam de artifícios para se elevarem, os Grinderman deram o grande concerto da noite - não vi os outros, mas acredito em quem o afirma. Afinal de contas, eu não estava ali para mais nada (já o Jools esperava também por Thievery Corporation).
Nunca vi Nick Cave And The Bad Seeds ao vivo, mas não cometeria a ingenuidade de achar que seriam parecidos. Grinderman poderá ser the dark side of the moon destes putos de meia-idade. São viscerais, sem quaisquer laivos de questionamento sobre a existência de Deus ou de crença no amor que acabou ou vai iniciar. Com Grinderman, não existem quaisquer filtros: é a libido à solta, sem qualquer mecanismo de defesa. Perante isto, Grinderman nunca poderiam estar em palco como Nick Cave And The Bad Seeds*. A distorção das guitarras e as líricas desenfreadas não o permitem (para não invocar tudo o resto...).
*(mesmo quando estamos perante líricas menos consensuais)
Sem gruas, porque não precisam de artifícios para se elevarem, os Grinderman deram o grande concerto da noite - não vi os outros, mas acredito em quem o afirma. Afinal de contas, eu não estava ali para mais nada (já o Jools esperava também por Thievery Corporation).
Nunca vi Nick Cave And The Bad Seeds ao vivo, mas não cometeria a ingenuidade de achar que seriam parecidos. Grinderman poderá ser the dark side of the moon destes putos de meia-idade. São viscerais, sem quaisquer laivos de questionamento sobre a existência de Deus ou de crença no amor que acabou ou vai iniciar. Com Grinderman, não existem quaisquer filtros: é a libido à solta, sem qualquer mecanismo de defesa. Perante isto, Grinderman nunca poderiam estar em palco como Nick Cave And The Bad Seeds*. A distorção das guitarras e as líricas desenfreadas não o permitem (para não invocar tudo o resto...).
*(mesmo quando estamos perante líricas menos consensuais)
2 comentários:
Woman Once a Bird,
Em tom de desabafo, porque Nick Cave and Bad Seeds são (in)contornáveis; as últimas associações das quais "tenho (ainda) memória": The Afghan Wighs; 16 Horsepower; The Cramps...
"Sabemos" antemão que "uma" comparação é "sempre" injusta… (De qualquer modo, e atentando a uma certa resistência singular por esses "festivais de verão", não poderei deixar de atentar ao facto de que os Grinderman são um projecto ambicionado pelo Nick…).
Atenciosamente, Nyx.
Muito querida NYX(des)VELADA:
Pela primeira vez frequentei um festival de Verão - e de fugida. Nick Cave é um imperativo ao qual não podia fugir.
Não conheço The Afghan Wighs, mas aproveitarei a referência para emprestar o ouvido. Muito obrigada.
Um grande abraço,
E.
Enviar um comentário