quarta-feira, 5 de abril de 2006

Obviamente tu, Brutus.



Tenho seguido fielmente a série Roma, na 2: às segundas, pelas 23 horas.
No episódio da passada segunda, especial atenção à relação entre César e Brutus. Sabemos o desfecho; sabemos que César fechará os olhos, atravessado especialmente pela dor aniquilante do punhal sustido pela sua mão. Sabemos que as palavras eternamente suspensas nos seus lábios moribundos serão "Também tu, Brutus". Neste episódio (o que passou na passada segunda) desenha-se o desfecho; quando Brutus apresenta o discurso inflamado de apoio a César (os maiores cobardes sempre foram homens com o dom da palavra), quando em privado lhe assegura que os rumores da sua traição são infundados...
As palavras de César também pressentem a deslealdade e a desonra de Brutus; quando lhe diz que nunca duvidou da sua lealdade e honra, mesmo quando Brutos se posicionou contra ele. É que importa o que não foi dito.
Uma espécie de: Nunca duvidei da tua lealdade e da tua honra. Só não especifiquei de que forma.
No último episódio, restarão os cínicos e os cobardes.

6 comentários:

Dirim disse...

Bom.. penso que estás a ser injusta... nem sempre os mais cobardes terão tido o dom da palavra... creio que, por vezes, atribuímos o dom da palavra aos que não a têm, tão somente porque ainda não descobrimos outros horizontes. Sim, aqueles (os horizontes) que nos permitem ver o que realmente é ter o DOM (seja lá o que isso for) da palavra e o que nos permitem ver que, aquilo que nos parecia um dom não passa de etiqueta de marca a (tentar) esconder em mercadoria de 5ª categoria. Bom, penso que sabes a que me refiro. :)

Woman Once a Bird disse...

Perfeitamente. ;)

rps disse...

Vi um bocado, num zapping e pensei o que penso sempre: foda-se pró prime-time! E lá tive que me deitar, porque era tarde.
(perdão pelo vernáculo)

Nefertiti disse...

A série está muito boa! A forma como relatam o quotidiano da época, as preocupações, os interesses... as ligações! Está fantástica! Realmente é pena dar tão tarde!

salomé disse...

Nunca vi a série. Mas extrapolando, e pegando apenas no tema da taição, acho interessante a questão dos limites entre ser-se traido e sentir-se traído...

Woman Once a Bird disse...

A série está magnífica. resumos semanais aqui: http://bomba-inteligente.blogspot.com