tag:blogger.com,1999:blog-19775012.post114798924714413629..comments2023-10-22T13:05:58.684+01:00Comments on Um blog que seja seu: Os exames que eram e os que passaram a ser.Woman Once a Birdhttp://www.blogger.com/profile/04211304996187369451noreply@blogger.comBlogger20125tag:blogger.com,1999:blog-19775012.post-81438992887787743892007-08-01T10:56:00.000+01:002007-08-01T10:56:00.000+01:00Caro anónimo:No caso em que é obrigatório fazer ex...Caro anónimo:<BR/>No caso em que é obrigatório fazer exame a Português para a conclusão do ensino Secundário (suponho que seja o caso, não tenho bem presente o curso que o anónimo frequenta), é efectivamente necessário o exame de português (e quanto a isto não há volta a dar). A questão é porque o faz como aluno externo? Tem que ser mais específico.<BR/>Relativamente aos restantes exames, os resultados obtidos o ano passado têm uma validade (para efeitos de candidatura ao ensino superior) de três anos. Isso significa que ainda são válidos no próximo ano, que será o último.Woman Once a Birdhttps://www.blogger.com/profile/04211304996187369451noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19775012.post-27293905521044646922007-08-01T09:11:00.000+01:002007-08-01T09:11:00.000+01:00olá!é possivel que este bolg se destine mais a pro...olá!<BR/>é possivel que este bolg se destine mais a professores, mas tenho umas duvida e por isso ninguem melhor para me tirar umas duvidas.<BR/>1º- quero ir para a faculdade de arquitectura tenho media geral de 17,6 e media de especifica 20(geometria descritiva), o meu problema e k à 2 anos k n consigo passar no exame de portugues, como aluno externo! gostava de saber se há alguma coisa a faxer, para resolver este meu problema.<BR/>2º-fiz o os exames pela primeira vex o ano passado, queria saber se a minha especifica dura mais um ano? aguardo uma respota!<BR/>comprimentos e boas ferias, porque merecem bastante.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19775012.post-1152834538613905682006-07-14T00:48:00.000+01:002006-07-14T00:48:00.000+01:00Caro anónimo:Concordo consigo. quem acaba por ser ...Caro anónimo:<BR/>Concordo consigo. quem acaba por ser mais prejudicado é mesmo o aluno. E percebo a indignação, porque, convenhamos, todo o processo que envolveu o 11º ano esteve muito mau este ano.<BR/>Aliás, a minha posição foi exactamente nesse sentido. quanto a pensar no futuro... tem sido pensado, mas não por quem de direito, ou seja, os participantes no processo de ensino- aprendizagem. Tenho uma amiga que diz que nós somos meros operários de uma fábrica que funciona com linha de montagem. Assim é, de facto.Woman Once a Birdhttps://www.blogger.com/profile/04211304996187369451noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19775012.post-1152813615067237222006-07-13T19:00:00.000+01:002006-07-13T19:00:00.000+01:00Parece-me quem realmente é prejudicado pelas ideia...Parece-me quem realmente é prejudicado pelas ideias brilhantes que "os inteligentes que fizeram os exames e as respectivas grelhas de ccorrecção", são os alunos, pois os professores por pouco incentivo que possam sentir"e com razão" para leccionar nestas condições, já tiraram o seu curso, o pior é dos alunos e dos pais destes que se fartam de gastar e sem ver proveito. Não se compreende como é que um aluno vá para exame de Fisico-Quimica de 11º ano com nota de 19 valores e saia de lá com um simples 11. e a nota de final de periodo não foi oferecida, ou então ofereceram-lhe todas as outras iguais a este que ele teve. Pensem um pouco no futuro dos nossos jovens, não mudem o sisteme a meio dos anos lectivos, deixem-nos ter oportunidadae para se integrarem nos método as aplicar.ASSIM NÃO CHEGAMOS A LADO NENHUM.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19775012.post-1148220285661791732006-05-21T15:04:00.000+01:002006-05-21T15:04:00.000+01:00O que se devia cumprir são as aprendizagens que os...O que se devia cumprir são as aprendizagens que os programas veiculam. Mas, como dizes, isso dava outro post e resmas, paletes de comentários.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19775012.post-1148164657417280722006-05-20T23:37:00.000+01:002006-05-20T23:37:00.000+01:00Excelente análise. Mas no que diz respeito ao exam...Excelente análise. Mas no que diz respeito ao exame modelo, o problema reside no facto da inexistência consistir num factor de stress, para alunos e professores. <BR/>Quanto à questão do cumprimento dos programas... isso dava outro post e outra resma de comentários. ;(Woman Once a Birdhttps://www.blogger.com/profile/04211304996187369451noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19775012.post-1148124065659279642006-05-20T12:21:00.000+01:002006-05-20T12:21:00.000+01:00Eu sei linda. É que o Currículo é mesmo, mesmo, o ...Eu sei linda. É que o Currículo é mesmo, mesmo, o meu perfume.<BR/><BR/><BR/>Acordei primeiro. eh eh ehAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19775012.post-1148090551950388112006-05-20T03:02:00.000+01:002006-05-20T03:02:00.000+01:00Discordamos. Continuo a achar que é importante. Já...Discordamos. Continuo a achar que é importante. Já passamos por lá. Os exames existem, a pressão é enorme e queremos saber o que nos espera. Gostei de saber quando os fiz e defendo o direito dos actuais alunos de os terem também.<BR/>E sabes porque temos péssimos resultados? Porque a escola funciona como depósito. Porque temos um currículo com 15 disciplinas para os manter o dia inteiro na escola. Porque não têm espaço para nada.Woman Once a Birdhttps://www.blogger.com/profile/04211304996187369451noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19775012.post-1148087620476205852006-05-20T02:13:00.000+01:002006-05-20T02:13:00.000+01:00ah...esqueci-me.Por que razão temos os resultados ...ah...esqueci-me.<BR/>Por que razão temos os resultados que temos em Matemática?<BR/>Há sempre prova modelo.<BR/>E em Português?<BR/>Há sempre prova modelo.<BR/><BR/>só falo do que não sei, porque latin e nefertiti, foram para o bem bom. e eu aqui sem TV (estou perder algo very important) e sem luz no WC.<BR/>As conversas são como as cerejas.<BR/>oh se são. Foi sem pensar, mas saiu bem:educação, TV e WC. as conversas são mesmo como as cerejas.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19775012.post-1148087150623079642006-05-20T02:05:00.000+01:002006-05-20T02:05:00.000+01:00A questão da política discutimos dp.Mas tenho de r...A questão da política discutimos dp.Mas tenho de retorquir. É a política do capataz mor que os quer a todos não pensantes e se torna omnipresente pelos seus vassalos.os desequilibrados, são outros. tenho estado sempre a referir-me aos vassalos. discutimos isto "ao vivo".<BR/>É formatação em relação a todas as disciplinas. mas isso nem é necessário discutir.<BR/>Estamos a gastar energias com isto e a esquecer o essencial: qual é a função de um ensino de nível secundário?<BR/>Se, algum dia, chegar a pensar que ensinar filosofia no ensino secundário é formatar cabeças para a realização de um exame, queimo a papelada e vou ganhar o pão de outra forma.<BR/>nem vou ligar a "outra linha de comunicação"...não paravamos.<BR/>beijosAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19775012.post-1148083045113061092006-05-20T00:57:00.000+01:002006-05-20T00:57:00.000+01:00Minha querida:Em relação ao exame de Fisico- Quími...Minha querida:<BR/>Em relação ao exame de Fisico- Química: É formatação? Claro. Mas a questão é que é preciso prepará-los. Assim como eu o faço em relação ao exame de psicologia. De outro modo, para quê "Orientações", certo?<BR/>Quanto à outra questão, continuo a discordar. Não é política, é desiquilíbrio.Woman Once a Birdhttps://www.blogger.com/profile/04211304996187369451noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19775012.post-1148082560437238562006-05-20T00:49:00.000+01:002006-05-20T00:49:00.000+01:00Sou eu outra vez. Gosto disto, tu sabes.Espreita o...Sou eu outra vez. Gosto disto, tu sabes.<BR/>Espreita o Ruben Alves no Educare. Gosto muito, mesmo muito de o ler, ainda que, em pequenos, muito pequenos pormenores, pense diferente.<BR/>Não tenho qualquer discordia em relação a isto: «em qualquer parte do mundo, o problema mais importante da educação tem a ver com os professores.»Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19775012.post-1148080248111761882006-05-20T00:10:00.000+01:002006-05-20T00:10:00.000+01:00Essa da Fsíca e da Quimica é provocação?! ´tou-lhe...Essa da Fsíca e da Quimica é provocação?! ´tou-lhe com um pó...agora a sério. Não sei se é novo ou completamente novo. Não faço a miníma ideia.Só posso falar do "nosso". o que sei é que formatar alunos para exames, pode dar maus resultados.Se o ensino de nível secundário é apenas para isso, então que se formate.<BR/><BR/>A propósito da da física e da quimica, prefiro Ilya Prigogine: "não há certezas".<BR/><BR/>É politica é. Reproduz a que está instalada. não é uma fábrica politizada, antes fosse. produz obedientes à ordem estabelecida. Como outras. Nesta é gritante.<BR/>Eu percebi o que disseste em relação a 1.Essa medida (congelamento) não é, em si, educativa. O que disse é.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19775012.post-1148064614058437662006-05-19T19:50:00.000+01:002006-05-19T19:50:00.000+01:00Não concordo contigo em relação ao ponto 4 e ao po...Não concordo contigo em relação ao ponto 4 e ao ponto 5. Acho importante que o professor e os alunos tenham acesso a uma prova modelo, principlamente quando falamos de uma disciplina como a Físico-Química, e estamos perante um programa completamente novo. Não é decisivo, mas é importante. <BR/>Quanto ao ponto 5, o contexto é realmente diferente, mas não me parece que, no caso específico que referes, seja uma questão política e cultural. Até porque a ordem oficial não é tão oficial quanto isso...<BR/>quanto ao ponto 1, a referência que fiz não passa pela subida na carreira. Passa pela contabilização do tempo de serviço. Na prática, serão 41 anos, quando teoricamente serão 40, já que o tempo de serviço deste ano não é pura e simplesmente contabilizado.Woman Once a Birdhttps://www.blogger.com/profile/04211304996187369451noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19775012.post-1148062420095777572006-05-19T19:13:00.000+01:002006-05-19T19:13:00.000+01:00Bem, que grande confusão. Espero que percebas.Bem, que grande confusão. Espero que percebas.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19775012.post-1148062268521573932006-05-19T19:11:00.000+01:002006-05-19T19:11:00.000+01:00Gostei do post.Toca em algo que amo: ensinar.Depoi...Gostei do post.<BR/>Toca em algo que amo: ensinar.<BR/>Depois de ler, assaltam-me os seguintes aspectos:<BR/>1. A subida na carreira não pode ser feita por anos de permanência, doseados por Acções de Formação para embalar. - levanta o problema da avaliação. quem avalia? O que avaliar? Como avaliar?<BR/>O congelamento não passa por uma questão educativa. Não comento.<BR/><BR/>2.Defendo os exames nacionais, como método de selecção. Se, com esta selecção, num país de cunhas e compadrios, sabemos quem fica para trás, sem esta selecção...assim, todos passam por ele. Ainda assim "ganham" os mais favorecidos. - O problema está antes de chegar ao momento dos exames. o problema está, por um lado,em definir muito bem o que são as competências básicas do ensino básico e o que, efectivamente, se anda a fazer. Por outro lado, definir qual é o papel de um ensino secundário. para quê uma formação de nível secundário. Nada disto é novo. <BR/>Não gostei de um exame de Filosofia que era para ser para todos e depois já não era. Por múltiplas razões. Principalmente, porque a decisão pelo não ser para todos, pode remeter a Filosofia enquanto disciplina escolar para um lugar menor. Num país com 2 poetas e meio, 2 filósofos e meio, imensos cientistas a trabalharem no exterior....dá que pensar. A decisão pelo não ser para todos, contraria as tendências de países mais desenvolvidos que estão reclamando a importãncia da formação filosófica desde o ensino básico, já para não falar nas recomendações da UNESCO. - Levanta a urgência de pensarmos em conjunto o que ensinar, como ensinar e como avaliar. Se, como dizia Hegel ( não me apetece ir confirmar, mas penso q a memória não me trai) "a filosofia do nosso tempo é o ganha pão dos professores de filosofia", então exonerem-se já.<BR/>4. Sim, não há prova-modelo, mas há um programa e as Orientações. Todos sabemos. Que se sigam. No meio da confusão, não me parece ser o pior dos "problemas".A teoria não faz necessariamente a prática.A existência de um Modelo prévio não garante nada. - O verdadeiro problema, coloca-se antes e está descrito no final do ponto 3.<BR/>5.O professor não pode continuar a ser um consumidor e executor destas m-e-r-d-a-s caóticas. Sempre a telefonar para os capatazes de gabinete, a perguntar se podem, se devem, se vão, se ficam... Pense-se em conjunto e faça-se. É por perguntarmos que eles ficam a pensar que não sabemos. Depois, têm a pretensão de nos querer ensinar.<BR/>5.Nós, lá na Fábrica temos ordem oficial para n~~ao os informarmos de nada. Há um informador especialista. Não sabem ainda que o taylorismo já não deixa apreender a complexidade deste empreendimento de ensinar. Eu, no que concerne à disciplina que lecciono, informo-os sempre. E , quando me engano, digo-lhes:enganei-me.Mas há quem os prefira enganados. è que nesta fábrica há, como sabes, um enquadramento político e cultural muito especial.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19775012.post-1148050375933616322006-05-19T15:52:00.000+01:002006-05-19T15:52:00.000+01:00que filme tão complicado!! um verdadeiro caos!que filme tão complicado!! um verdadeiro caos!Nefertitihttps://www.blogger.com/profile/17463229972968249561noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19775012.post-1148048081906277822006-05-19T15:14:00.000+01:002006-05-19T15:14:00.000+01:00Sem dúvida continuam cada vez mais a brincar com o...Sem dúvida continuam cada vez mais a brincar com os professores.<BR/>O mais engraçado é que a culpa é sempre dos professores e o pior é que eles estão de mãos e pé atados perante estas situações.<BR/>Já estou a prever a "justificação" do pessoal para o mau aproveitamento que os alunos vão ter este ano: Os professores não sabem, nem ensinam nada!<BR/>PS: afirmo que os alunos vão ter mau aproveitamento porque eles próprios não sabem em que é que estão a ser avaliados... (nem os professores os podem orientar porque também não sabem...)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19775012.post-1148044915854980672006-05-19T14:21:00.000+01:002006-05-19T14:21:00.000+01:00Bem visto, mulher-que-aspirou-pássaro.Bem visto, mulher-que-aspirou-pássaro.damahttps://www.blogger.com/profile/08875816610744164242noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19775012.post-1148043094544055162006-05-19T13:51:00.000+01:002006-05-19T13:51:00.000+01:00:|quetriste.uma vergonha. felizmente não passei po...:|<BR/>que<BR/>triste<BR/>.<BR/>uma vergonha. felizmente não passei por nada disso. :|Anonymousnoreply@blogger.com