domingo, 6 de agosto de 2006

Lullaby de Domingo

Nada para fazer em tarde de domingo? Aluga-se um filme e nada de pipocas, que certos filmes só de estômago vazio, para aguentar bem o murro.
Não propriamente pela música, mas porque acabei de ver "Hotel Ruanda". E dá que pensar, quando uma das personagens do filme (capacete azul) diz para o protagonista qualquer coisa como: No Ocidente ninguém quer saber, porque tu nem negro és. Tu és Africano.
É, nós no Ocidente só somos paladinos dos Direitos Humanos se os mesmos quiserem dizer direitos económicos.

4 comentários:

salomé disse...

Totalmente de acordo quanto ao filme ser um autêntico murro no estômago!

Woman Once a Bird disse...

Mas não se transmitem valores (válidos)... chupa(ou)-se até ao tutano, deixam-se os ossos e esperamos que se amanhem... enquanto de lá saímos de barriga bem cheia.
Direitos Humanos? Um mito que criamos para certos humanos e certos países. É a célebre frase do Orwell... Todos os animais são iguais, mas uns são mais iguais que os outros.

Sancho Gomes disse...

Independentemente de alguns valores estarem situados geografica-histórica-culturalmente, os "achievments" civilizacionais devem ser partilhados. E é dessa falta de partilha que se fala no Hotel Ruanda (não me parece que o director do hotel - falha-me o nome - estivesse com dificuldades em compreender mesmo alguns dos mais elaborados direitos humanos, quanto mais os elementares.

Woman Once a Bird disse...

Quando muito, tinham os países ocidentais dificuldades em compreender os mais elementares direitos humanos. Quando se evacuam só ocidentais... está tudo dito.